5 Dicas de Alimentação para o Outono

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Final de março trouxe o outono e, com isso, a queda de temperaturas e presença do ar seco. As doenças infecciosas são favorecidas pela dispersão de vírus e bactérias pelo próprio ar, tornando-se ainda mais importante reforçar a imunidade.

A alimentação assume um papel fundamental. Seja pensando no emagrecimento, seja investindo na qualidade de vida, o bem estar é resultado também de escolhas equilibradas e introdução dos alimentos necessários, especialmente nessa troca de estação.

Por isso, reunimos 5 dicas para você fazer escolhas inteligentes e ter um outono mais saudável!

# 1 - Hidrate-se!

O poder da hidratação transcende qualquer estação.Se no verão a sede é mais do que natural, o outono requer o mesmo cuidado a fim de eliminar toxinas e transportar nutrientes ao longo de todo o corpo.

Além da ingestão de água, aposte em sucos e chás que hidratam igualmente o organismo.

# 2 - Sopas

Aqueça-se com as sopas, repletas de nutrientes e ainda importantes atores na hidratação. As sopas detox também são muito procuradas pois evitam compulsão alimentar, aumentam a imunidade, controlam o peso e previnem o envelhecimento precoce.

Legumes e verduras, tubérculos (batata, inhame), grãos (ervilha, lentilha, grão de bico, arroz, quinoa, linhaça, chia) e temperos naturais são os compostos dessas poderosas sopas.

# 3 - Alimentos ricos em Vitamina C

Um dos nutrientes mais famosos na prevenção de gripes e resfriados, a Vitamina C também é fortemente recomendada para facilitar a absorção do ferro pelo organismo, diminuir o stress e ainda facilitar o emagrecimento.

Opte por alimentos ricos em vitamina C como as frutas cítricas e lembre-se que expor ao calor levará à perda do nutriente, já que a vitamina é termolábil (perde a função com o calor)

# 4 - Receitas para saciedade

Diminuindo a temperatura, o corpo tende a querer comer mais e com mais intensidade para aumentar o gasto calórico. Uma boa dica é privilegiar alimentos rico em fribras, que causam maior saciedade.

# 5 - Chocolates Veganos

E, aproveitando o período da Páscoa e a busca por chocolates, lembre-se das opções veganas. Afinal, cacau também é ótima fonte de energia e magnésio, ainda mais se optar por versões sem açúcar e/ou veganas, à base de leite de soja.

E então? Qual dessas dicas você passará a adotar por um outono mais saudável, sem perder sabor e bem estar?

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Redação - Vida Gourmet

Redação - Vida Gourmet

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